Buscapé

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Amamentação

ESCLAREÇA SUAS DÚVIDAS SOBRE O ALEITAMENTO


A Sempre Materna reforça o valor do leite materno para o desenvolvimento do bebê. Sua composição evita alergias, infecções, obesidade entre outras doenças. Estudos comprovam, ainda, que ele é capaz de reduzir os índices de mortalidade infantil.

Além de todos esses benefícios, o aleitamento é ótimo momento para estabelecer o vínculo entre mãe e filho. E os papais também podem participar. “A figura paterna é de grande importância. Ele dá sua contribuição ao segurar o bebê na preparação, ao disponibilizar água para a esposa (a sede da nutriz é imensa!) e principalmente, dizendo para ela palavras de apoio e estímulo”, comenta o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, autor do livro “Seu bebê em perguntas e respostas – Do nascimento aos 12 meses”.

Com a ajuda do pediatra, esclarecemos algumas das principais dúvidas que surgem entre as lactantes. Aproveite as dicas para deixar a hora da amamentação ainda mais prazerosa. Confira:

1 – Como devo me alimentar durante o aleitamento?
É preciso adotar dieta saudável rica em verduras, frutas, grãos, cereais integrais, proteínas, cálcio e ferro. Evitar alimentos industrializados, corantes, refrigerantes, chocolates e abolir totalmente o uso do álcool, drogas e tabaco.

2 – Qual o melhor lugar para amamentar?
Opte por ambiente calmo e confortável para ambas as partes. Recomenda-se utilizar poltrona com apoio para os braços em ambiente com iluminação leve e poucos ruídos.

3 – Qual a maneira certa do bebê sugar o leite?
Boca bem aberta com os lábios voltados para fora, o mais longe possível da base do mamilo (assim, o mamilo estará apontado em direção ao céu da boca). As bochechas precisam ficar em formato arredondado e a mãe deve conseguir ouvir a criança deglutindo. 

4 – Preciso estabelecer algum horário para oferecer o leite?
A disciplina com o bebê se inicia já ao nascimento, sendo então aconselhável planejar horários para amamentação, banho, entre outras atividades. No entanto, este processo deve respeitar as necessidades do pequeno. Há que se estabelecer então um esquema de amamentação a cada 3 horas. Se ele tiver fome antes, pode-se antecipar a mamada.  Com o tempo a mãe e filho se ajustarão e a disciplina será implementada.

5 – O que eu faço se meu leite empedrar?
A boa sucção do bebê é a melhor prevenção contra o “empedramento”, mas se isso ocorrer, a ordenha manual ajuda bastante. Em alguns casos pode ser necessária medicação analgésica, de acordo com recomendação médica.


Fonte: Redação Sempre Materna

Nenhum comentário:

Postar um comentário